Os efeitos da mudança climática estão em todo o planeta e são reconhecidos pela ciência. Mas nem sempre o jornalismo ambiental retrata como o aquecimento global interfere na vida das pessoas comuns.

A Covering Climate Now, coalizão de veículos dedicada a aprimorar e aumentar a cobertura sobre a emergência climática  (da qual MediaTalks faz parte), preparou um “pautão”, com ideias de matérias explorando diversos ângulos.

Vale conferir e se inspirar. 


Mudanças climáticas, a grande pauta do jornalismo ambiental 

Da elevação do mar a incêndios violentos, do calor escaldante a tempestades e furacões devastadores, a mudança climática está remodelando a vida diária em comunidades ao redor do mundo. 

Uma parte do nosso público sabe disso. Eles querem matérias sobre o assunto e querem ação. Outra parte tem uma compreensão insuficiente da extensão do problema.

Além de explicar por que os cientistas chamam as circunstâncias de hoje de emergência climática, os jornalistas podem ajudar publicando  matérias centradas no ser humano, que exploram os significados de “viver” essa emergência, os impactos e as soluções.

Ou seja: reportagens sobre como pessoas e lugares vivenciam a emergência e histórias sobre como eles, e todos nós, podemos sobreviver a isso.

Foco nos impactos sobre a vida real

A agenda climática do governo Biden, que tem impacto no mundo inteiro, obviamente merece cobertura. Mas o público provavelmente vai engajar-se mais em matérias que mostram como a emergência climática é vista e sentida pelo cidadão comum – ainda que abordando como as políticas governamentais podem fazer a diferença.

Há muitas histórias a serem contadas sobre como a emergência climática está afetando as pessoas e o que pode ser feito. E elas podem ser abordadas não apenas pelas editorias de ciência e política, mas também pelos espaços dedicados a negócios, habitação, saúde, esportes ou alimentação.

Apresentação de soluções, principalmente para os mais pobres e minorias

Em toda a cobertura deve haver o reconhecimento de que a emergência climática geralmente atinge com mais força os pobres e as minorias – justamente as pessoas que menos fizeram para causá-la.

As matérias apresentando soluções também são essenciais e devem destacar as  ferramentas disponíveis para controlar a emergência climática.

Essa cobertura não deve ser limitada a mudanças nos estilos de vida individuais. Mais importantes são as ações sistêmicas dos governos e das empresas para reduzir as emissões, bem como as ações cívicas necessárias para encorajar tais reformas, como protestos, votos ou lobby junto a políticos.

Vale lembrar que muitas dessas soluções – como adoção de energias limpas e agricultura sustentável – trazem benefícios econômicos, incluindo novos empregos e oportunidades de negócios. E tornam as comunidades mais saudáveis. 

As sugestões abaixo não são as únicas possíveis. E nós, jornalistas, sabemos como encontrar uma boa pauta e contar uma história que interesse ao nosso público. Nossa intenção é ajudar em seu brainstorming e colaborar para que redações em todos os lugares abordem a história do clima da melhor forma. 

Saúde

A British Medical Association declarou uma emergência climática em 2019, chamando a mudança climática e a poluição do ar de “dois dos maiores desafios globais de saúde pública”. Aproximadamente uma em cada cinco mortes no mundo é causada pela queima de combustíveis fósseis, concluíram pesquisadores das universidades de Harvard e Oxford. As minorias e pessoas mais pobres são as mais atingidas.

Notícias sobre as pessoas e comunidades por trás dessas estatísticas e como protegê-las no futuro são uma excelente forma de transmitir a urgência da emergência climática.

  • Existem usinas de energia com base em combustíveis fósseis, poços de petróleo ou gás, operações de mineração ou outra infraestrutura de combustível fóssil, como dutos, perto de você? Visite-os. Peça para as pessoas que moram nas proximidades e os profissionais médicos para contar histórias sobre os impactos da emergência climática sobre a saúde pública do local.
  • Como as consequências das mudanças climáticas para a saúde são experimentadas de forma desigual em termos de raça, classe, gênero ou outros fatores sociais? Como o orçamento governamental vem afetando os serviços de saúde que essas comunidades podem acessar?
  • Como os hospitais e sistemas de saúde estão respondendo à carga extra das condições relacionadas ao clima, como a exaustão excessiva pelo calor?
  • Como as mudanças climáticas estão afetando a saúde mental das pessoas
  • Como o excesso de calor e as condições climáticas extremas afetarão os esportes e a recreação ao ar livre? Quais são os efeitos adversos nos atletas, desde os amadores até o nível profissional?
  • Como a destruição do habitat natural, especialmente o desmatamento e a perda da biodiversidade, estabelecem as condições para a disseminação de novos vírus , como o da Covid-19?
  • Como as mudanças climáticas estão afetando a saúde e a sobrevivência da vida selvagem? Além de fotos de ursos polares, os efeitos da mudança climática na vida selvagem são visíveis em todos os continentes. E matérias sobre animais costumam ser as favoritas do público. 

Alimentos e agricultura

A mudança climática já causa impacto enorme sobre os alimentos. Em alguns lugares, safras murcham com o excesso de calor e chuva insuficiente. Em outros, condições meteorológicas extremas reduzem colheitas e afetam cadeias de abastecimento.

Por outro lado, há esforços para reduzir a pegada de carbono das práticas agrícolas e inovações alimentares, como o movimento da carne alternativa, que substitui a agricultura intensiva por alimentos ecologicamente corretos – e saborosos!

  • Como a mudança climática está ameaçando os alimentos e bebidas que precisamos?
  • Que  novos alimentos, incluindo proteínas alternativas, estão entrando em nossa dieta? Algumas pessoas mudaram suas dietas para ajudar a mitigar as mudanças climáticas. O que especificamente as levou a fazer a mudança?
  • Como as práticas agrícolas e de produção de alimentos estão mudando para lidar com os impactos do clima nas terras agrícolas ou para reduzir suas emissões?
  • Como as práticas agrícolas industriais estão contribuindo para a mudança climática? E como as tecnologias agrícolas podem mudar para serem mais sustentáveis ​​para o planeta?
  • Como os grupos de interesse agrícola e outras partes interessadas estão ajudando a conduzir os agricultores e outros trabalhadores do setor alimentício a um futuro mais sustentável? Ou estão se opondo à mudança?
  • Como os eventos climáticos extremos mais fortes e mais frequentes estão afetando o bem-estar dos agricultores de subsistência, que são a maioria da população mundial)?
  • Como a mudança climática está afetando a oferta de peixes, principal fonte de proteína de muitas sociedades?

Habitação

A emergência climática está afetando cada vez mais onde e como as pessoas podem viver. Seus efeitos são desproporcionais, embora ameacem ricos e pobres da mesma forma. Muitas comunidades desfavorecidas ocupam locais especialmente suscetíveis a tempestades e inundações, como ao longo de rios ou costas.

Foto: Jonathan Cooper/Unsplash

Uma vez que a mudança climática leva ao clima mais extremo, essas pessoas sofrerão ainda mais se medidas não forem adotadas. E em lugares onde os incêndios florestais ou o aumento do nível do mar colocam em risco a habitação, mesmo as pessoas ricas o suficiente para terem suas próprias casas estão achando mais difícil e caro fazer um seguro. A falta de seguro, por sua vez, torna impossível em alguns países a venda de propriedades, tornando a maior fonte de riqueza de muitas famílias praticamente sem valor.

  • Como os desastres naturais, incluindo furacões e incêndios florestais, estão afetando a capacidade dos proprietários de obter e pagar pelo seguro? E que efeito isso está tendo no mercado imobiliário e em suas vidas?
  • O que as pessoas estão fazendo para tornar suas casas protegidas contra eventos climáticos? Os governos estão trabalhando para criar moradias públicas protegidas contra esses eventos cada vez mais comuns? Há subsídios para ajudar proprietários de baixa renda a se protegerem de enchentes ou deslizamentos?
  • Como a riqueza influencia quais propriedades são protegidas dos impactos do clima e quais ficam vulneráveis ​​a danos?
  • Como os códigos de construção e as práticas de arquitetura estão mudando para apoiar edifícios mais sustentáveis?

Vida cotidiana e consumo

Muitas pessoas têm interesse em aprender sobre como as mudanças climáticas e as novas tecnologias limpas afetarão suas vidas diárias. A publicidade corporativa que sugere que os indivíduos são os principais responsáveis ​​por resolver a mudança climática é equivocada e serve a si mesma, mas as escolhas que os consumidores fazem podem ajudar. Trazer a questão do clima para dentro de casa e das rotinas diárias das pessoas permite que elas visualizem como será um futuro mais verde.

  • Como as empresas poluentes tentaram convencer os consumidores, falsamente, de que as ações individuais – em oposição a reformas governamentais de longo alcance e das práticas corporativas – de que são os principais responsáveis no combate às mudanças climáticas?
  • Aparelhos de alta eficiência e baixas emissões – geladeiras, máquinas de lavar louça, máquinas de lavar e secar mais eficientes – estão amplamente disponíveis e acessíveis para os consumidores? Como os governos e empresas estão apoiando sua disponibilidade e adoção?
  • Como os veículos elétricos mudarão a vida dos consumidores, e como os governos estão estabelecendo as condições, ou não, para sua ampla adoção e uso?
  • Como os serviços públicos estão permitindo ou inibindo uma rede elétrica mais verde e eficiente? Eles estão criando condições para os donos de imóveis  instalarem e colherem os benefícios financeiros dos painéis solares, ou estão preparando o sistema contra mudanças?

Cultura e sociedade

A mudança climática, especialmente a ansiedade climática, já é um tema comum na arte e na mídia. E também está mudando a maneira como as pessoas pensam sobre aspectos básicos da experiência humana, como ter filhos. Ao mesmo tempo, certas soluções climáticas estão mudando a forma como as pessoas pensam sobre suas relações com o planeta e umas com as outras, geralmente para melhor. À medida que a mudança climática se agrava e a humanidade intensifica os esforços para combatê-la, o que está mudando na maneira como os humanos pensam, sentem e vivem?

  • Como a emergência climática – e as emoções correspondentes de desespero e coragem climática – reflete-se na arte, literatura, música e cinema?
  • Existem exemplos de arte que transmitem uma sensação de emergência climática e suas soluções de maneiras que o jornalismo e o ativismo não transmitiram?

    Foto: Lauren Lulu Taylor/Unsplash
  • Como a emergência climática está afetando as decisões dos candidatos a pais de terem filhos  ? Para aqueles que já são pais, como isso está mudando o ato de paternidade? Como os pais estão conversando com os filhos sobre as mudanças climáticas?
  • Como as  crenças/ideias de diferentes comunidades sobre saúde impactam sua compreensão da crise climática e suas soluções e vice-versa?
  • Como a mudança climática faz com que as pessoas entrem e saiam de várias comunidades? E quais são os efeitos na cultura, na língua e em outras instituições sociais?
  • Como a mudança climática está perturbando ou afetando as formas de diversão e os esportes ao ar livre, como caminhadas, acampamentos, pesca, caça e esqui?

Migração 

Os desastres climáticos já estão impulsionando a migração dentro dos países e além das fronteiras nacionais. À medida que os desastres pioram, o deslocamento aumentará, alterando radicalmente os locais de saída das pessoas e os locais de reassentamento. O governo Biden anunciou que buscará ajudar os chamados “refugiados do clima”. Como isso funcionará na prática? De forma mais ampla, como as pessoas e sociedades em todos os lugares experimentam e se preparam para essas mudanças? Entender se os migrantes do clima são recebidos com compaixão ou não terá uma importância global. 

  • Como os efeitos do clima estão impulsionando a migração em nível local, dentro dos países e além das fronteiras nacionais? Dentro das cidades, como as mudanças climáticas estão impulsionando a gentrificação?
  • Como as cidades e regiões que são relativamente “seguras para o clima” estão se preparando para lidar com o influxo de população?
  • As entidades governamentais reconhecem a existência de “refugiados climáticos”? Quais as políticas existentes para ajudar no reassentamento de migrantes climáticos nas sociedades de todo o mundo?
  • Como o aumento da migração transnacional irá aprofundar os debates sobre imigração, especialmente em países ricos, que são mais propensos a serem receptores dos migrantes climáticos?
  • Em áreas para as quais as pessoas fugiram por motivos relacionados ao clima, como é a vida para aqueles que ficaram para trás?
  • Como e onde os governos estão apoiando movimentos para migrar (retirada controlada)? Como é isso? Quem está se beneficiando? Quem fica para trás?

Economia e finanças

Muitas vezes pensamos nossa cobertura de negócios de forma dissociada do noticiário do dia. Mas os negócios desempenham papel  importante na atual emergência climática.

Num momento em que a cobertura sobre o clima está finalmente alcançando o público, devemos esperar que as histórias de negócios climáticos tenham um amplo apelo – seja examinando a responsabilidade da indústria de combustíveis fósseis ou dando visibilidade a uma cultura de investimento em rápida mudança, na qual alguns dos maiores gestores de dinheiro do mundo estão se desfazendo de ativos ligados a combustíveis fósseis.

  • Conforme documentado por matérias investigativas e relatórios científicos, as empresas de combustíveis fósseis sabiam já na década de 1970 que seus produtos ameaçavam o futuro da humanidade, mas os executivos optaram por mentir sobre isso para o público e os legisladores. O que as pessoas afetadas, como as de comunidades devastadas por perfurações e mineração, acham que deve acontecer agora com as empresas?
  • Qual é a situação das muitas ações judiciais movidas contra empresas de petróleo e gás, e o que seus resultados significarão para as comunidades e autores que as moveram?
  • O que uma indústria de combustíveis fósseis em declínio representa para os investimentos e fundos de pensão em todos os setores, e como as empresas de gestão de investimentos e fundos de pensão podem se reestruturar para mitigar as perdas?
  • À medida que as fontes de energia renovável aumentam, como sua produção e uso estão mudando as comunidades?
  • À medida que os principais investidores se desfazem dos combustíveis fósseis, o dinheiro será reinvestido em inovações favoráveis ​​ao clima?
  • Existem pequenas empresas e startups inovando por razões climáticas e assim transformando as indústrias?
  • Como os funcionários e acionistas estão pressionando empresas a mudar seu comportamento em relação às mudanças climáticas? O que as empresas estão fazendo em resposta?
  • Como as empresas estão usando publicidade e outras estratégias de relações públicas para moldar a visão sobre mudanças climáticas, combustíveis fósseis e energia renovável? Que estratégias estão funcionando para enganar ou educar o público?

Política e Governo

A mudança climática é profundamente política, mas não deve ser partidária. Ou seja, serão necessárias políticas fortes para neutralizar a emergência climática, e elas  serão decididas por meio de atividades políticas, incluindo eleições, legislações e debate público. Mas cobrir a política do clima não é um ato partidário, mesmo que alguns tentem enquadrá-lo dessa forma. Ajudar o público a compreender as mudanças climáticas e a necessidade de políticas inteligentes para o clima não é partidário. É nossa responsabilidade como jornalistas.

  • Alguns países e comunidades declararam emergência climática. O que isso significou na prática para as pessoas do local, e o que aconteceu após a declaração formal?
  • Alguns países (e empresas) têm metas de atingir emissões líquidas zero nas próximas décadas. Qual é a situação desses planos e como eles remodelarão a vida diária?
  • À medida que a produção de combustível fóssil diminui, como os governos estão incentivando (ou inibindo) a transição para fontes de energia mais limpas?
  • Como os líderes governamentais em todos os níveis têm sido responsáveis ​​pela desinformação no espaço climático?
  • Como os governos estão apoiando uma transição justa para trabalhadores historicamente empregados em empregos relacionados a combustíveis fósseis, inclusive com novos treinamentos e oportunidades de emprego?
  • Como as políticas climáticas nacionais e locais estão sincronizadas e como seu alinhamento (ou desalinhamento) impacta as comunidades?

Ativismo e defesa do clima

Durante décadas, os ativistas do clima pressionaram por uma ação, mesmo quando a maioria dos governos e empresas resistia às mudanças. Nos últimos anos, os ativistas climáticos mais jovens estabeleceram o ritmo para o debate, estabelecendo uma prioridade para o combate à emergência climática em relação às demais causas. Como esses grupos afetarão os eventos futuros, incluindo a responsabilização de líderes políticos e empresariais?

  • Na Geórgia e em outros estados americanos, jovens ativistas do clima tiveram um efeito decisivo nas eleições presidenciais de 2020, ao mobilizar um grande número de eleitores mais jovens, especialmente os de minorias raciais. Isso pode se repetir em outros países? 
  • Em nível individual, como os ativistas estão buscando mudar mentalidades em suas comunidades, nas universidades e online?
  • Que obstáculos os ativistas climáticos e ambientais enfrentam em suas próprias comunidades? Em que temas eles estão prestando atenção que ninguém mais está?
  • Como os movimentos climáticos e ambientais estão se cruzando com outros movimentos sociais, especialmente os de igualdade racial? E como os grupos climáticos e ambientais estão corrigindo os erros de exclusão do passado ?
  • Como é a vida para os ativistas climáticos em lugares onde a maioria se opõe à ação climática, deixando os ativistas sozinhos?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também 

 

Treinamento gratuito para quem escreve sobre ciência vira curso autodirigido na plataforma do Centro Knight