Uma pesquisa da BBC Monitoring, divulgada no momento em que a França enfrenta um surto preocupante de infecções por Covid-19, mostra que houve um aumento na proliferação de fake news antivacina em francês nas redes sociais no ano passado. O médico Didier Raoult, que chegou a defender a cloroquina no Brasil, foi identificado como uma das principais influências. 

O levantamento aponta também que o engajamento de seguidores das páginas que compartilham esses conteúdos disparou. Houve crescimento de 30% no número de curtidas ao longo de  2020, que passou de 3,2 milhões para 4,1 milhões.

O Facebook diz que está investigando os grupos e páginas sinalizados pela pesquisa da BBC contento fake news antivacina. E garante ter removido 12 milhões de informações errôneas sobre vacinas aprovadas e sobre a Covid-19.

 

pastedGraphic.png

 

Leia também:

Nos Estados Unidos, a campanha #YaBastaFacebook cobra da plataforma ação mais enérgica contra fake news antivacina e discurso de ódio em espanhol.

Segundo o Reuters Covid-19 Tracker, a França enfrenta seu pior momento da crise sanitária desde o início de novembro, quando foi registrado pico no número de casos. A média diária de sete dias já está em 64% do pico desse indicador no país. Além de ser a maior da Europa, já é a quarta do mundo, atrás apenas do Brasil, Estados Unidos e Índia.

A especialista em desinformação da BBC Mariana Spring aponta que a França é um dos países mais céticos do mundo quanto à vacinação. E diz que embora a batalha entre os que são contra e a favor das vacinas esteja sendo travada em todo o mundo, ela é particularmente feroz na França, onde as fake news antivacina proliferam.

Leia também:

Estudo da entidade First Draft mapeou fake news antivacina em inglês, espanhol e francês, apontando temas recorrentes em cada idioma

A jornalista ouviu o professor universitário Tristan Mendes France, que ajuda a administrar o site Conspiracy Watch. Ele ressalta que há quinze anos, apenas um décimo da população da França era cética em relação às vacinas. 

Didier Raoult França Covid
Foto: Twitter Didier Raoult

Efeito Didier Raoult

A matéria enumera três razões que podem estar inflando as teorias da conspiração francesas. As duas primeiras são uma paixão pela liberdade pessoal e uma profunda desconfiança do estado.

A BBC mostra que as páginas com conteúdo antivacina em francês tendem a se misturar com postagens anti-establishment. Muitas das discussões giram em torno de preocupações de que a liberdade pessoal possa ser posta de lado para dar vez a uma vacinação obrigatória. Isso faria com que a democracia francesa fosse substituída por uma “ditadura sanitária”.

A terceira é o “efeito Didier Raoult”, um médico polêmico de Marselha que alcançou projeção nacional ao defender teses sem comprovação científica, ajudando a turbinar o avanço das fake news antivacina.

A fama do médico e microbiologista ultrapassou as fronteiras da França. Chegou a influenciar os opositores da vacina nos Estados Unidos e até no Brasil. Em 2020 ele virou notícia no país defendendo o uso da hidroxicloroquina contra a Covid-19, com base em um estudo feito com apenas 42 pacientes. 

O incidente resultou em uma reclamação formal de médicos brasileiros.  Em janeiro, Raoult foi obrigado a admitir que a substância não reduz a mortalidade ou o agravamento da doença.  

Veja também:

Em live MediaTalks, o médico Dráuzio Varella critica entidades da medicina por não punirem médicos que propagam fake news antivacina 

Ainda assim, ele se tornou uma espécie de herói para os ativistas que propagam fake news antivacina. E ganhou mais notoriedade ao manifestar dúvidas sobre se pessoas com menos de 65 anos deveriam se imunizar. Para completar, citações fictícias falsamente atribuídas ao médico têm agravado ainda mais a desinformação no país.

Gastos públicos questionados 

Na opinião do professor Mendes France externada à BBC, as fake news antivacina se alastraram na França porque o movimento  joga com o ceticismo preexistente nas autoridades e nas empresas farmacêuticas. Ele lembrou que, com relação às vacinas, esse sentimento foi agravado em 2009.

Naquele ano, o governo francês gastou 600 milhões de euros para adquirir doses suficientes contra o vírus H1N1 da “gripe suína” para vacinar toda a sua população. Mas como a doença causou poucas centenas de mortes, muitos não quiseram se vacinar.

E o gasto foi visto como um escandaloso desperdício de dinheiro público. Já em 2021, o governo voltou a dar gás ao movimento antivacina depois que suspendeu o uso da vacina Oxford-AstraZeneca Covid-19 para liberá-la alguns dias depois, fomentando assim as narrativas de conspiração. 

Leia também: 

Knight Center de Jornalismo para as Américas oferece curso online gratuito para jornalistas em português sobre as vacinas da Covid-19.