Em um projeto inédito no mundo e que pode ajudar a aliviar as perdas da indústria editorial, a maior varejista online de livros usados no Reino Unido, a World of Books, lançou hoje um esquema inovador para remunerar autores pela revenda de seus livros. Pelo programa AutorShare, os escritores receberão pela primeira vez uma uma porcentagem quando suas obras forem revendidas pela internet.

Até agora, os autores recebiam pagamentos de royalties sobre as vendas de novos livros. Segundo a World of Books, o projeto é uma resposta aos pedidos da comunidade de escritores por uma nova abordagem para lidar com o crescimento do mercado de livros usados, que cresce 12% ao ano no país, bem acima da elevação de 1% para obras novos. 

A varejista criou um fundo de royalties no valor de £ 200 mil (R$ 1,5 milhão) para o primeiro ano, com previsão de aumentar anualmente. Vem em boa hora, pois o impacto da pandemia foi severo para a indústria literária, afetada pelo fechamento do comércio de rua durante longos períodos de lockdown e a paralisação de eventos como sessões de autógrafos e feiras. 

De acordo com um relatório da Sociedade de Autores do Reino Unido, dois terços dos escritores sofreram perda de receita devido à Covid-19, com a maioria perdendo mais da metade. Além disso, mais de 60% não receberam apoio financeiro do governo. A Sociedade de Autores conseguiu financiamento de emergência de editoras, governo e indivíduos, concedento £ 1,3 milhão em subsídios para escritores que enfrentam dificuldades financeiras em 2020.

O AutoShare tem a participação da Sociedade dos Autores e da ALCS ( Authors ‘Licensing and Collecting Society), que faz o recolhimento dos direitos autorais e repassa aos escritores. 

Para receber pagamentos do programa, o autor deve ser um membro da ALCS (ou ser afiliado à Sociedade de Autores) e registrar suas obras no sistema da entidade. A filiação vitalícia custa £ 36, mas é gratuita para membros da Sociedade de Autores, Writers ‘Guild da Grã-Bretanha, União Nacional de Jornalistas, Associação Britânica de Jornalistas e Instituto dos Jornalistas. 

Há um teto máximo de £ 1 mil (7,4 mil reais) para os autores. Os valores estimados para cada autor ou porcentagens sobre as vendas não foram revelados. 

Gigante dos usados 

A World of Books é um gigante com estoque de sete milhões de unidades e uma venda a cada dois segundos em algum lugar do mundo, comercializando volumes usados para clientes de 190 países. Oferece também CDs e discos em vinil. Fechou 200 com 700 funcionários e faturamento de £ 76,6 milhões (£ 568 milhões). Em 2016 o fundo de investimentos Bridge comprou uma participação majoritária no grupo. 

Embora boa parte das ofertas seja em língua inglesa, há livros brasileiros em português oferecidos na platforma, como Hotel Brasil, de Frei Betto e 1808, do jornalista Laurentino Gomes. 

Graham Bell, um dos fundadores e atual CEO do World of Books Group, salientou que embora o crescimento do mercado usados tenha melhorado o acesso da população aos livros e ajudado a proteger o planeta, o movimento circular faz com que os autores percam receita. 

“O esquema AuthorShare dá aos autores a oportunidade de serem remunerados em cada ponto do ciclo de vida de suas obras”, disse Bell.  

Nicola Solomon, CEO da Sociedade dos Autores, afirmou:

“Sabemos que os livros muitas vezes são repassados ​​ou vendidos muitas vezes, mas os autores até agora só se beneficiaram financeiramente com a primeira venda. É ótimo ver que agora eles receberão uma pequena parte sempre que seu livro for vendido nos sites da Bookbarn, World of Books e outros varejistas participantes. Além do bem-vindo aumento financeiro, os autores adoram saber que seus livros ainda estão sendo lidos e apreciados muito depois da primeira venda.

A ALCS tem como membros mais de 112.000 escritores em 105 países em todo o mundo, que podem se beneficiar do esquema, Os pagamentos referentes ao AutoShare serão feitos diretamente aos autores ou aos seus agentes duas vezes por ano pela organização.

Leia também: Tenista japonesa Naomi Osaka abandona torneio de Roland Garros após ser multada por se recusar a participar das entrevistas coletivas à imprens

Owen Atkinson, CEO da ALCS, disse: “Estamos muito satisfeitos por fazer parte de um esquema que ajudará a apoiar os membros da ALCS no mercado de livros usados. Os escritores merecem ser remunerados de forma justa por cada uso de seu trabalho – seja empréstimo de biblioteca, fotocópia ou revenda usada – e o Author Share oferece uma grande oportunidade para eles receberem renda desse fluxo de receita anteriormente inacessível. ”

No momento, os royalties sobre livros usados ​​só podem ser pagos em compras feitas diretamente dos sites World of Books e Bookbarn International  , mas ambos esperam que outros dentro da indústria se juntem ao esquema para permitir que mais autores se beneficiem.

William Pryor, presidente do Bookbarn International Group, o que teve a ideia primeiro, disse que como escritor e livreiro, sempre ficou incomodado pelo fato de os autores, as mesmas pessoas que criam a matéria-prima de negócio de livros usados, não estarem se beneficiando. E que agora, com a entrada da World of Books trazendo uma escala maior para o projeto, o esquema se tornou viável. 

“Trata-se de dar aos autores reconhecimento pelo valor que criam, e esperamos que outros varejistas se juntem a nós nesta iniciativa voluntária inovadora”.

Usados, um negócio em expansão 

O que começou como uma iniciativa de empresários amantes da literatura que resolveram dar uma segunda chance a volumes encontrados na lixeira de uma loja de caridade em 2008 virou uma operação que se tornou a líder global em venda de livros usados, com três empresas.

O Grupo World of Books é composto por três empresas de tecnologia de revenda World of Books, Ziffit e Shopiago.

A World of Books comercializa livros usados ​​online diretamente, por meio de plataformas de terceiros e por parceiros de atacado.

O Ziffit é um aplicativo e site gratuito para vender livros, CDs, DVDs, Blu-rays e jogos. Um dos maiores sites de troca no Reino Unido, o modelo de negócios da Ziffit é 100% circular.

O Shopiago é um software de vendas online utilizado por instituições de caridade para gerar receita adicional  e permitir que mais mercadorias sejam reutilizadas.

Pela natureza sustentável de seu negócio, o grupo iniciativas para reforçar o conceito de reutilização que está no centro de suas operações. Tem a certificação B Corps, concedida a empresas com fins lucrativos cujos negócios ajudem a construir uma economia mais  sustentável.

Leia também

Opinião | Compartilhamento integral de conteúdos por PDF atenta contra direitos autorais e finanças da mídia

Fundo de hedge assume controle do Chicago Tribune, troca gestão e anuncia plano de demissão voluntária