O curso Cobertura da Vacina Covid-19 – O que os jornalistas precisam saber, oferecido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, na Universidade do Texas, realizado em maio, agora está disponível de forma permanente para qualquer pessoa que queira adquirir conhecimentos  para melhorar a cobertura e compreensão da pandemia.

Para acessar as aulas (com legendas em português) basta entrar no site do Centro Knight nos dias e horários mais convenientes.

O treinamento, desenvolvido em parceria com Unesco, PNUD e OMS, é cofinanciado pela União Europeia. O brasileiro Rosental Calmon Alves, fundador e diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas disse:

Foto: Knight Center

“Mesmo que você não esteja cobrindo as campanhas de vacinação em seu país no momento, este curso é para você. É para todos nós! É difícil imaginar um tema mais importante neste momento do que a vacina contra a Covid-19 e outros esforços para acabar com a pandemia”, diz Rosental. 

O curso é aberto não apenas a jornalistas especializados em ciência e saúde, mas também a profissionais de outras editorias. O programa inclui orientações para lidar com a desinformação e os mitos em torno das vacinas contra a Covid-19, que persistem apesar de todos os esforços.

A instrutora é a jornalista de saúde e ciência Maryn McKenna, especializada em  saúde pública, saúde global e política alimentar. Ela também atua como pesquisadora sênior do Centro para o Estudo da Saúde Humana na Emory University, onde ensina redação e narrativa sobre saúde e ciências.

McKenna publicou os livros Big Chicken: The Incredible Story of How Antibiotics Created Modern Agriculture and Changed the Way the World Eats [Galinha grande: A história incrível de como os antibióticos criaram a agricultura moderna e mudaram a forma como o mundo come], Superbug e Beating Back the Devil [Vencendo o diabo]. Sua palestra no TED em 2015, O que fazemos quando antibióticos não funcionam mais?, foi vista 1,8 milhão de vezes e traduzida para 34 idiomas.

O MOOC conta com aulas de McKenna, complementadas por entrevistas com palestrantes convidados, materiais de leitura, fóruns de discussão e testes.

Os palestrantes convidados incluem a virologista especialista em coronavírus Angela Rasmussen; Kate O’Brien, da Organização Mundial da Saúde; e Deepak Kapur, presidente do Comitê Nacional Indiano PolioPlus do Rotary International.

O programa 

Os cinco módulos cobrem questões de relevância global sobre as vacinas contra a Covid-19. 

  1. O desenvolvimento e a tecnologia por trás das diferentes vacinas que foram lançadas e que estão sendo criadas.
  2. Aquisição e distribuição de vacinas em todo o mundo, incluindo “nacionalismo da vacina” e questões de equidade.
  3. Hesitação em relação a vacinas e ativismo antivacinação, bem como desinformação contra vacinas
  4. Imunidade da população, uso de máscaras pela comunidade e medidas de distanciamento social e as variantes emergentes
  5. As histórias escondidas sobre a vacinação contra a COVID-19 no Brasil (Instrutor – André Biernath)
Foto: Knight Center

“Estamos oferecendo este curso justamente porque as vacinas contra a Covid-19 e as campanhas de vacinação são desafiadoras”, disse McKenna.

Há muitos aspectos novos, independentemente da experiência profissional.

Eu sou uma jornalista de ciência, mas antes deste ano nunca tive que pensar profundamente sobre a logística das cadeias de abastecimento.

No ano passado, jornalistas de todo o mundo dedicaram-se a adquirir novos conhecimentos muito rapidamente para cobrir todos os aspectos da pandemia. Neste ano 2, enfrentamos um desafio semelhante com as vacinas. Estamos aqui para ajudar”.

Este é o segundo curso relacionado à pandemia que McKenna ministra para o Centro Knight. O primeiro, Jornalismo na pandemia: Cobertura da COVID-19 agora e no futuro, ocorreu entre 4 e 31 de maio de 2020 e atraiu cerca de 9 mil estudantes de 162 países. 

Leia também

Marca de 1,5 mil jornalistas mortos por Covid foi ultrapassada, com Índia e Brasil no topo da lista